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  • Renato Silva

O que o sua frequência cardíaca está dizendo a você?

Embora a frequência cardíaca seja frequentemente usada para prescrever a intensidade do treino, ela também pode fornecer informações valiosas sobre a eficácia de sua recuperação, hidratação, nutrição e muito mais. Neste texto falaremos sobre a recuperação.

Frequência Cardíaca e Recuperação


Se você não tiver certeza de qual é sua frequência cardíaca basal em repouso, reserve um tempo para monitorá-la por uma ou duas semanas no periodo da manhã preferencialmente. É necessário pelo menos sete dias de monitoramento para estabelecer um padrão. Você também pode monitorar sua VFC (também conhecida como variabilidade da frequência cardíaca, que analisa a variação nos intervalos de tempo entre os batimentos cardíacos). De um modo geral, quanto mais variabilidade entre os batimentos cardíacos, melhor. Para rastrear a VFC e a frequência cardíaca em repouso, você pode usar um aplicativo (hrv4training) eu particularmente gosto pela facilidade de mensuração. O que também facilita muito a análise dos resultados é que serão carregados diretamente em seu arquivo do TrainingPeaks de forma automática.

Quando tudo estiver certo com o seu corpo, sua frequência cardíaca tende a retornar ao seu valor basal após a recuperação de uma sessão de treinamento. Por outro lado, se você observar uma frequência cardíaca elevada ou diminuída em repouso por um longo período de tempo, isso pode significar que algo - geralmente a recuperação ou o bem-estar geral - está inadequado.

Os prováveis ​​motivos incluem a necessidade de sono adicional, níveis elevados de estresse e hidratação inadequada, você pode melhor ou adequar a intensidade/volume do treino ou alimentação pós treino, prolongar o tempo de descanso entre treinos mais intensos e / ou mais longos para não deixar seu sistema imunológico enfraquecido. Se você notar que sua frequência cardíaca em repouso está elevada por mais de um dia, analise esta lista de prováveis ​​causas e veja qual deles se encaixa no seu caso.

Se nenhuma das opções acima parecer se aplicar, vale a pena ir ao médico. Em alguns casos, a não normalização a longo prazo pode ser um sinal de alerta precoce de overreaching ou overtraining.

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