top of page
Buscar
  • Renato Silva

Seu metabolismo é tão eficiente quanto poderia ser?

Atualizado: 30 de mar. de 2021

Metabolic Efficiency Training TM (MET) é uma abordagem que envolve várias estratégias de nutrição e treinamento para melhorar a capacidade do corpo de usar suas fontes de combustível com mais eficiência. MET evoluiu para fornecer um conjunto de estratégias sustentáveis ​​e flexíveis que podem ser facilmente personalizadas em torno dos objetivos de saúde e desempenho de um atleta.


MET tem suas raízes em princípios básicos de fisiologia humana e do metabolismo, O conceito propôs que atletas treinados oxidam (ou “queimam”) mais gordura em intensidades de exercício leves a moderadas (40 a 65% do VO2max ). Em uma intensidade de cerca de 65% do VO2max , o corpo trocaria sua fonte predominante de combustível para carboidratos, a fim de manter a intensidade do exercício até que os estoques de glicogênio fossem esgotados.

Conforme foi dito, o processo envolve manipulações para estratégias de exercícios e de nutrição diária. Ao fazer isso, o corpo é capaz de "mobilizar uma quantidade maior de estoques de gordura endógena quase ilimitados enquanto preserva seus estoques de carboidratos endógenos.

Pesquisas recentes forneceram evidências de que os atletas treinados podem exceder em muito o ponto de cruzamento das vias metabólicas e são capazes de atingir uma intensidade próxima de 87 a 89 por cento do VO 2max antes de mudar para o uso predominante de carboidratos .


Embora isso seja altamente variável entre os atletas, é mais amplamente aceito que o padrão de nutrição de um atleta pode desempenhar um papel significativo na seleção de combustível durante o repouso e o exercício.


Dependendo da composição corporal, os atletas normalmente têm mais de 60.000 calorias armazenadas como gordura para mobilizar para obter energia. Em contraste, existem cerca de 1.500 a 2.400 calorias armazenadas como glicogênio (carboidrato), que podem ser rapidamente esgotados dependendo do estado metabólico do atleta (ou seja, queimador de carboidratos vs. queimador de gordura) e da intensidade / duração do exercício.

Ao melhorar o metabolismo da gordura e ensinar o corpo a confiar mais na enorme reserva de energia que a gordura fornece, os atletas de resistência em particular podem minimizar seus episódios de "quebra" . Outros benefícios incluem recuperação aprimorada de exercícios e uma redução na necessidade de altas calorias de carboidratos suplementares por hora. Isso, por sua vez, traz benefícios como a necessidade de transportar menos nutrição e minimizar a incidência de desconforto gastrointestinal durante a competição (inchaço, cólicas abdominais, vômitos, diarréia).


Verdadeiramente, os princípios do MET se aplicam a qualquer entusiasta do fitness, atleta de força/potência, atleta de esporte de equipe ou atleta de resistência. Contanto que haja vontade de mergulhar nos padrões de nutrição diários e fazer os ajustes necessários, muito progresso pode ser feito em um período de tempo relativamente curto.


Subjetivamente, os atletas metabolicamente eficientes relatam "efeitos colaterais positivos", como melhor saciedade na refeição, níveis de energia estáveis, sono melhor, mudanças na composição corporal (ou seja, perda de gordura, provavelmente devido às mudanças positivas na saciedade da refeição), uma redução no açúcar e recuperação mais rápida dos treinos.


Curiosamente, muitos desses benefícios também podem contribuir para melhorar o desempenho atlético!

Objetivamente, os atletas podem optar por trabalhar com um profissional certificado de nutrição que possa auxiliar no processo de teste fisiológico adequado. O teste de calorimetria indireta fornece dados quantitativos inestimáveis ​​para um ajuste mais fino da nutrição diária e estratégias de nutrição para o treinamento/competição.

Em resumo, o Metabolic Efficiency Training é um conjunto de estratégias de nutrição e treinamento sustentáveis ​​e simples para melhorar o metabolismo da gordura. Os atletas podem colher muitos benefícios potenciais de saúde e desempenho com implementação e monitoramento adequados.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page